(Mes Equipes Nationales FSRH - SUISSE / Suiça)

Un peu d'histoire et quelques souvenirs depuis 2000. Um pouco de história e recordações desde o ano 2000.

30 janvier 2007

Mensagem de um grande amigo

Afinal haviam “ases”... ou algumas linhas a laia de agradecimento...
*****

J. Pedro Martins, Prof.
· Licenciatura em Educação Física;
· Mestrado em Ciências do Desporto - “Desporto de Crianças e Jovens”;
· Treinador de Hóquei em Patins, com experiência em todos os escalões etários masculinos, desde 1982/1983;

· Mais recentemente
Treinador Adjunto e Preparador Físico das Selecções Nacionais de Hóquei em Patins - Juniores (1996, 1997 e 1998), Juvenis (1997) e Esperanças (1997);
Treinador e Seleccionador Nacional de Hóquei em Patins - Esperanças (2002); Juniores (1999, 2000, 2001 e 2002) e Juvenis (1999, 2000, 2001)
Treinador Adjunto e Preparador Físico da Selecção Nacional Italiana de Hóquei em Patins - Seniores (2005)
**************************************************************************************

"Públio Siro, poeta latino do século I AC, refere que “Ninguém conhece as suas próprias capacidades até pô-las à prova”.
E tu, caro Pedro, puseste-as à prova em diversas situações...
Durante sete anos foste o responsável dos desígnios dos jovens hoquistas juniores suíços no panorama internacional da modalidade.
Fizeste-o de uma forma brilhante, sem mácula...
Todos eles, muito aprenderam com todo o teu saber.
Todos eles, muito lutaram com toda a tua “garra latina”.
Todos eles, muito sorriram com a felicidade do dever cumprido.
E o “culpado”, fostes TU.
Parabéns e obrigado pelo excelente trabalho na liderança do hóquei júnior suíço!!!
Neste teu percurso internacional, tive sempre felizmente o grato prazer de “JOGAR COM” e nunca “JOGAR CONTRA” Pedro Antunes et ses jouers...
****
Conhecemo-nos em Genéve’ 99 no decurso do Campeonato que se realizou na TUA cidade e logo aí TODOS nós nos apercebemos do verdadeiro companheiro que possuíamos do outro lado da “barricada”. Um adversário sempre disponível e prestável fora das quatro linhas para solucionar os pequenos GRANDES portugueses da selecção nacional em terras helvéticas.
Não esquecerei nunca a Meia-Final (3#2) deste campeonato em que um irrequieto Jérôme Desponds ia pondo em risco a passagem de Portugal à Final deste Campeonato.
****
Na cidade do Porto ano 2000, no nosso querido Pavilhão Rosa Mota recordarei sempre, a forma como festejaste connosco a vitória nacional frente à Espanha. E as grandes conversas, à porta do hotel, sobre o futuro desta nossa modalidade...
E a discussão salutar sobre as diferenças de meios e metodologias de treino...
E as excelentes imagens captadas (já) pelo teu olhar, sobre os momentos decisivos do Portugal-Espanha e sequente festejos da equipa portuguesa…
E,... e,… e,…
A mente, não esquece!...
****
Dinan, no Norte de França, esperaria um confronto entre as cores nacionais e suíças, estas à tua responsabilidade
Vencemos por 5#2, num aguerrido e complicado jogo de hóquei em patins. Na altura, referia o jornal A Bola de 06-09-2001: “«É uma equipa bem trabalhada por Pedro Antunes. Tem qualidade de jogo e é uma mais valia para a modalidade» referiu J. Pedro Martins, comandante das quinas relativamente à equipa Suíça, uma formação que ainda tem muitos ases para tirar do baralho”...
E tais ases foram jogados ao longo do tempo, enriquecendo o jogo helvético e valorizando o prestígio do seu técnico e dos seus seleccionados.
****
Defendi as cores portuguesas entre 1996 e 2002 em 13 provas internacionais de diversos escalões etários tendo culminado a minha relação com a F.P.P. neste Campeonato da Europa de Juniores em Follonica.
Após estes anos, não terei problemas em assumir que deixei a Federação e o meu trabalho a meio com as diversas selecções nacionais, devido a erro(s) estratégico(s) assumidamente não controlados por MIM... Mas, essa é outra história que me permitiu muito aprender com o seu desfecho e principalmente com os meus erros…
Estamos SEMPRE a aprender !...
Em Follonica foram muitos os momentos em que continuamos a falar daqueles aspectos que nos continuam a preocupar nesta modalidade que adoramos…
O tempo continua a dar-nos razão. Tudo continua, não na mesma, mas infelizmente pior.
Continuo a (re)lembrar que foste dos primeiros a lamentar a minha não continuidade na liderança das selecções nacionais jovens de hóquei em patins portuguesas.
****
Os campeonatos seguintes não os acompanhei ao vivo, mas sempre vibrei pelos teus sucessos e sempre te apoiei naqueles tais momentos, ditos menos bons.
Caro Pedro, ficarás na história do hóquei em patins suíço por teres conseguido a segunda melhor classificação internacional de sempre no escalão junior. Após o vice-título europeu em 1988 (Follonica), conseguiste igualar o 3º lugar de 1989 em Valkenswaard com a excelente prestação dos “teus” jovens em Santander, no Campeonato da Europa de 2005.
Afinal haviam ases!...
****
Em suma, termino nesta síntese de reconhecimento pelo teu excelente trabalho referenciando, desta vez, Fernando Pessoa. Diz ele: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”...
E se partisses para um outro SONHO!!!
Força amigo, a obra nascerá!!!"
***************************************************************************************
Amigo José Pedro,
Não sei como te agradecer, por estas tuas palavras.
Estas são das verdadeiras coisas bonitas que o Hóquei nos oferece.
O Hóquei corre-me no sangue.
Reconheço que por vezes até corre demais.
O Hóquei é para mim uma grande paixão.
Um grande abraço para ti e um infinito OBRIGADO.
Pedro Antunes

Libellés : ,